Dicas de Economia de Energia Elétrica e Água - ThermoSystem



Clube do Vendedor ThermoSystemAssine nosso newsletter

Dicas de Economia


Consumo Consciente:

 

Sempre escolha produtos com o selo do INMETRO. Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer e ar-condicionado.

 

As sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera quando são produzidas, como também poluem o solo e o mar quando descartadas. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

 

Água:

 

Não lave o chão e as calçadas com mangueira. Em 15 minutos, a chamada "vassourinha hidráulica", consome cerca de 280 litros de água. Use uma vassoura comum e uma pá para recolher os resíduos sólidos e depois enxágue o chão com balde de 10 litros.

 

Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d'água, descargas e torneiras pingando são fontes de prejuízo financeiro. Infiltrações e manchas na parede também são indícios de vazamento.

 

Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes.

Não exagere na quantidade de água ao regar as plantas, água em excesso pode inclusive fazer mal às plantas. Use o regador em vez da mangueira.

 

Banho:

 

Prefira duchas e chuveiros com mais opções de temperaturas. Nos dias quentes, em que a água não está tão gelada, você poderá utilizar bem menos energia elétrica do que gasta um chuveiro de 3 temperaturas na posição verão.

 

Ao terminar o banho, certifique-se de que o chuveiro e a mangueirinha não estão pingando.

 

Na hora de se ensaboar feche o registro.

 

Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do espalhador.

 

Use somente resistências originais. Nunca faça adaptações e nem tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará em riscos e no aumento de consumo.

 

Uma excelente alternativa para economizar energia é o aquecedor solar híbrido que utiliza energia solar e elétrica. No longo prazo, você poupará energia e dinheiro, afinal está comprovado que este é o sistema mais econômico para o banho.

 

Limite seu tempo debaixo do chuveiro. Um banho de 8 minutos é mais do que suficiente para fazer a higiene adequada do corpo.

 

Caso o seu chuveiro ou ducha possa ser regulado enquanto ligado, deixe-o na posição desligado antes de abrir e fechar o registro, assim você protege a resistência e possibilita que ela dure mais tempo.

 

Iluminação:

 

Abra janelas, cortinas e persianas, deixe a luz do sol iluminar a casa e evite acender lâmpadas durante o dia.

 

Na hora de comprar lâmpadas, dê preferência às fluorescentes compactas ou circulares e leds. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia.

 

Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.

 

Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.

 

Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

 

Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente.

 

Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa. Por desinformação na hora de construir, as pessoas, perdem oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos.

 

Eletrodomésticos em Geral:

 

Desligue a TV se não houver ninguém assistindo.

 

Evite dormir com a televisão ligada. Programe o aparelho para desligar sozinho.

 

Não deixe transformadores (ex: 110/220) ou carregadores de celular e notebooks ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.

 

Use pilhas e baterias recarregáveis. São mais caras, porém, com o uso a médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

 

Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico como micro-ondas. A função de standby de um aparelho ou o relógio usa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

 

Computador:

 

Não deixe impressoras e outros periféricos ligados sem necessidade.

 

Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade adequado às suas necessidades.

 

Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos.

 

Desligue seu PC quando não estiver em uso.

 

Configure o computador para economizar energia. O Windows, por exemplo, oferece diversas opções de configuração referentes à economia de energia (painel de controle > opções de energia).

 

Quando o seu computador apresentar algum defeito, conserte-o em vez de trocar. Se você optar pela troca, doe seu computador usado.

 

Geladeira e Freezer:

 

Coloque o aparelho em local bem ventilado, a uma distância mínima de 15 cm da parede, sempre longe do fogão, outros equipamentos que geram calor e áreas atingidas por raios de sol.

 

Organize os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente, assim a porta da geladeira ficará menos tempo aberta.

 

Quando for guardar ou retirar alimentos e bebidas procure fazê-lo de uma só vez. Abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes faz o motor trabalhar mais e gastar mais.

 

Nunca forre as prateleiras da geladeira. O interior do aparelho foi projetado com grades para permitir uma boa circulação do ar.

 

Aguarde até que os alimentos e líquidos quentes esfriem naturalmente antes de colocá-los na geladeira.

 

Conserve as grades de trás do aparelho limpas e não as use para secar panos ou roupas.

 

Durante o inverno, coloque o termostato da sua geladeira em uma posição mais baixa.

 

Verifique regularmente a borracha de vedação da porta da geladeira.

 

Considere trocar sua geladeira antiga por uma mais moderna. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico no médio prazo.

 

Máquina de Lavar Roupas:

 

Deixe acumular uma quantidade razoável de roupas e utilize a máquina de lavar uma única vez.

 

Mantenha o filtro da máquina de lavar roupa sempre limpo.

 

Use a dosagem correta de sabão para não repetir o enxágue.

 

Prefira a máquina ao tanque. O tanque gasta até 200 litros de água e a máquina de lavar gasta no máximo 70 litros para lavar a mesma quantidade.

 

Caso você realmente precise usar a máquina com a metade da capacidade total, selecione os modos de menor consumo de água.

 

Retire as roupas da máquina de lavar imediatamente quando ela parar. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam mais amassadas, exigindo maior trabalho e tempo para passá-las e consumindo mais energia elétrica.

 

Máquina de Lavar Louças:

 

Deixe acumular uma quantidade razoável de louças e utilize a máquina uma única vez.

Mantenha o filtro da máquina de lavar louça sempre limpo.

 

Use a dosagem correta de sabão para não repetir o enxágue.

 

A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar a mesma quantidade na pia, gastará pelo menos 100 litros.

 

Não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Apenas o detergente já é suficiente.

 

Ferro de Passar:

 

Acumule a maior quantidade de peças de roupa, para ligar o ferro o mínimo possível de vezes.

 

Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam.

 

Depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

 

Fogão:

 

Por mais que você aumente o fogo, a comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa os 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você está desperdiçando gás e ainda corre o risco de queimar a comida.

 

Use sempre as panelas com suas tampas. Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que se perderia no ar.

 

Ar Condicionado:

 

Ao instalar o produto, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

 

Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado.

 

Evite o frio excessivo, regulando o termostato.

 

Mantenha os filtros sempre limpos para não prejudicar a circulação do ar. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

 

No trabalho você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço - a sala ainda permanecerá climatizada.

 

No inverno e em dias de menos calor, procure usar ventiladores. Eles consomem até 90% menos energia elétrica do que o ar condicionado.

 

Se o seu ar condicionado tem timer, programe-o para desligar automaticamente uma ou meia hora antes do horário de se levantar.

 

Instalação Elétrica - Teste de Fuga Corrente:

 

Desconecte todos os eletrodomésticos das tomadas, e desligue toda a iluminação.

 

Mantenha ligadas as chaves de fusíveis e/ou disjuntores no quadro de distribuição.

 

Verifique se o disco do medidor está girando.

 

Se o disco estiver girando, está havendo fuga de energia ou existe um defeito no medidor.

 

Para localizar a falha, desligue a chave ou disjuntor geral e aguarde 10 minutos antes de verificar o disco do medidor.

 

Se o disco parar, a fuga de energia é proveniente da instalação elétrica. Procure um eletricista capacitado para solucionar o problema.

 

Se o disco não parar, o defeito deve ser no medidor. Entre em contato com a agência de atendimento indicada na sua conta de energia elétrica.

 


 

Copyright © 2003-2008 ThermoSystem Indústria Eletro Eletrônica Ltda - All Rights Reserved. Intellectual Property Rights Policy

Rua Antônio Delpizzo Júnior, 2103 - Oficinas - CEP 88702-270 - Tubarão - SC - Brasil

SAC: 0800 648 0500 - - Fone: +55 48 3621 0500

Desenvolvimento Agênciadigital  -  Design Idcom